Eleitos os novos Conselheiros Tutelares do Município

Pleito teve 699 votos

Foram definidos, no domingo (3), os novos membros do Conselho Tutelar de Belmonte. A votação teve uma adesão menor do que o pleito de 2019. Neste ano foram cerca de 700 votos, que definiram os cinco nomes que estarão a frente do órgão. A todo foram 699, com 4 nulos e 3 brancos. A votação iniciou às 8h e seguiu até às 17h, sem nenhuma intercorrência e fluxo tranquilo nas três urnas dispostas no município.

Haviam nove candidatos, cinco foram eleitos titulares e os demais permanecem como suplentes. A apuração terminou por volta da 17h20. Foram eleitas Edilvandra De Mattos, com 140 votos, Salete Mazzardo Machado, com 131 votos, Claudete Da Silva Peloso, com 121 votos, Pamela Cristina Villa Paini, com 115 votos, e Vagner Santos de Souza, com 74 votos. Os demais, Miriam Dorneles Dreschler, com 42 votos, Deisi Lui, com 33 votos, Marcia Maria Piaseski Soster, com 27, e Pamela Turra, com 9, ficam como suplentes.

Os conselheiros são responsáveis por zelar pela proteção de crianças e adolescentes, e recebem remuneração, que varia de cidade para cidade. Eles assumem em 10 de janeiro 2024 e terão mandato de 4 anos. É cabível a reeleição por vários mandatos.

A eleição é organizada pelo Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, e fiscalizada pelo Ministério Público.