Trabalho de Teledermatologia do município é destaque estadual e representará Santa Catarina em congresso nacional.

O uso da ferramenta diagnosticou pelo menos 245 casos em três anos.

Os bons resultados obtidos pela telemedicina levaram o município de Belmonte a ser destaque nacional na área da teledermatologia. A conquista veio ainda na última semana, quando a médica,  Eliane Albarello, e a enfermeira, Cristiane Vivian Stolarski, participaram do 8º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina e 5ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS’, na cidade de Tubarão. Foram 452 trabalhos inscritos no congresso, 40 deles selecionados para apresentação oral, Belmonte foi um dos escolhidos.

O trabalho apresentado descreve que, no período de 2019 a 2022, o trabalho identificou, tratou e encaminhou 245 casos de doenças de pele, como por exemplo melanoma (forma mais grave de câncer de pele). Na apresentação as formas mostradas as ações de conscientização à população, rastreamento de câncer de pele e outras doenças, trabalho dos profissionais, equipamentos utilizados, encaminhamentos e acompanhamento dos pacientes.

Mesmo com a distância de 768 km dos grandes centros especializados, onde se encontra a referência SUS em dermatologia a tecnologia permite o oferecer um  serviço de excelência à população do município. O trabalho agora para fase nacional, que acontecerá em Goiás, de 16 a 19 de julho deste ano.