Assistência Social focou 2023 na prevenção e programas de atendimento à comunidade

Dentre as ações, oficinas, palestras e atualizações cadastrais

O relatório de atividades anuais da Secretaria de Assistência Social do Município de Belmonte revelou que a prevenção e atenção aos públicos dos programas foram as principais demandas. Conforme o documento, ainda houve a reorganização de conselhos e eleições do Conselho Tutelar.

O ano iniciou com a organização dos conselhos municipais: Conselho Municipal de Assistência Social (COMASBE), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Municipal do Idoso (CMI), com escolha dos membros e eleição do presidente, vice-presidente, secretário e vice-secretário de cada entidade.

Durante todo o ano, a equipe atuou na organização das atividades com as crianças e adolescente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), grupos PAIF e SCVF idosos. Diversas palestras e oficinas foram ofertadas ao público assistido, bem como à comunidade em geral.

Foram realizadas ainda, várias oficinas e cursos, como de culinária, artesanato e o de corte e costura, que formou 18 novas costureiras. Um ponto forte dentre as ações foi o desenvolvimento de campanhas preventivas nos mais variados temas, como a de combate à violência sexual de criança e adolescentes, combate à violência à mulher e ao idoso, prevenção ao suicídio e outras.

O setor ainda esteve à frente da organização de duas eleições do Conselho Tutelar – uma “tampão”, para uma vaga, em abril, e outra para os novos membros, em outubro, e da Conferência Municipal da Assistência Social.

E por fim, o foram organizadas várias confraternizações com os grupos assistidos, como festa junina, Dia das Crianças, Halloween e encerramento das atividades.

“Foi um ano produtivo e de muito aprendizado para toda equipe, que pode ofertar à comunidade várias ações e auxiliar em diversas situações mais complexas, afim de encontrar sempre a melhor solução às demandas apresentadas”, finalizou o secretário da Pasta, Fernando Revers.