Sala de situação trata da regularização de coletores de materiais recicláveis

Encontro traçou diretrizes para agilizar o processo no município

Os Setores de Vigilância Sanitária e de Endemias, com apoio da Secretaria de Saúde e da Administração, realizaram uma reunião para tratar da regularização dos coletores de materiais recicláveis que atuam no município. Na Sala de Situação foram traçadas diretrizes para agilizar o processo, como a busca de recursos para ações e infraestrutura de apoio. Representantes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica Estaduais e o presidente da Câmara Técnica de Vigilância Sanitária da Ameosc, Marcos Bagnara.

Durante o encontro, além da abordagem dos riscos eminentes oferecidos pelo depósito irregular dos materiais a eles e à comunidade, como criadouro do mosquito da dengue e roedores, também foram apontados caminhos para que os três profissionais existentes no município pudessem se regularizar e conseguir o apoio do poder público e empresas.

Conforme levantado na reunião, a Administração Municipal deve elaborar um projeto de captação de recursos para a edificação de um galpão para a separação e depósito dos materiais, afim de agilizar os processos e evitar problemas como entulhos e o surgimento de pragas.

Os catadores ainda foram orientados a procurar modelos de cooperativas e associações para que possa ser implantado no município e assim poderem explorar o nicho de forma regular e sustentável.