Aprimoramento do ensino e melhoria das unidades escolares foram as principais ações da Educação em 2023

A Secretaria de Educação de Belmonte apresentou, nesta semana, ao prefeito Jair Giumbelli, o relatório das principais ações do ano. Conforme o documento, o foco foi no aprimoramento do ensino, com a continuação do apostilado, implantação da oficina/curso de robótica, passeios de estudo, melhorias nas estruturas de docência e unidades escolares.

Conforme a secretária de Educação, Daiana Villa Basso, a continuação do sistema apostilado foi um marco da atual gestão da Pasta, pois permitiu a evolução dos alunos, que conseguem sair da educação infantil (6 anos) lendo e preparadas para iniciar a sua jornada nos anos iniciais do ensino fundamental, que além do material do sistema apostilado, contam também com aulas de reforço escolar.

De encontro a essa ascensão educacional, as crianças do 5º ano tiveram acesso às aulas de robótica, o ensino fundamental teve a oportunidade de realizar passeios de estudos e outras atividades.

Daiana continua, afirmando que outra preocupação foi com a organização da gestão nas escolas e na secretaria, com atualização dos Projetos Políticos Pedagógicos, que mostram os regulamentos, os objetivos e forma de funcionamento de cada unidade.  Paralelo a isso, houve a participação efetiva do Conselho Municipal de Educação na elaboração de diversas demandas, como a criação da Resolução da Educação Especial, da Política de Tempo Integral, da resolução que estabelece diretrizes conceituais, legais e operacionais para a avaliação do processo ensino e aprendizagem na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino, dentre outros documentos. “A secretaria também aderiu a vários programas do Governo Federal, a fim de receber mais recursos financeiros e apoio técnico como Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escola em Tempo Integral, Educação conectada, entre outros”, disse a secretária.

A estrutura física das escolas também recebeu atenção neste ano. O CMEI Pingo de Ouro recebeu reforma e ampliação em suas salas de aulas, salas novas e a oferta de almoço para que as crianças possam permanecer em tempo integral na creche. Ainda, foram adquiridas oito televisores Smarts 43”, para equipar as salas de aula da educação infantil.

Já o CMEF Professor João Revers foram realizadas obras de reformas e manutenção, com colocação de manta asfáltica no telhado, construção da quadra coberta,  troca de pisos, pinturas e outros. Para 2024 está prevista a construção de uma sala de aula para ampliar as atividades no ensino fundamental.

Para todas as escolas houve a compra de quadros escolares, cadeiras, conjuntos escolares, equipamentos para cozinhas – forno elétrico e micro-ondas, utensílios em geral, móveis sob medida,  além de materiais pedagógicos. “Foi um ano desafiador, com muito trabalho, empenho e dedicação de toda nossa equipe. Muitos projetos ainda estão em andamento, com mais reformas e aquisições para as escolas, formações e valorização dos profissionais de ensino. Tudo pensado para melhorar a qualidade do ensino e garantir um futuro mais promissor para nossas crianças”, ressaltou a secretária.

Por fim, ela referendou o empenho e participação da direção das escolas e das APP na busca de recursos financeiros para compra de itens que melhoraram o funcionamento das unidades.