Apresentações e homenagens marcam abertura da Semana do Meio Ambiente em Belmonte

Com o objetivo de conscientizar a população belmontense sobre a preservação do meio ambiente, a comunidade escolar, a Administração Municipal e as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Educação, promoveram a abertura da Semana do Meio Ambiente.

O evento foi realizado na última segunda-feira, dia 21, em comemoração ao Dia da Árvore, na presença de autoridades locais, servidores, estudantes, professores e agricultores. Na oportunidade, a Escola de Educação Básica Francisco Brasinha Dias, o Centro de Ensino Fundamental Professor João Revers, o Centro de Educação Infantil Pingo de Ouro e o membro efetivo do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Aristeu Dalmonte, prestaram homenagens à natureza e deixaram suas mensagens para que cada um faça sua parte para salvar o meio ambiente.

A semana do meio ambiente foi instituída em 2003, pela Lei nº 655, resultado do empenho e dedicação de estudantes na disciplina de Estudos Regionais.  Desde então, todos os anos, no mês de setembro, atividades são organizadas para promover discussões, atos e atitudes ambientalmente sustentáveis.

Neste ano, além do tradicional plantio de uma muda de árvore na Praça Pública Municipal, os estudantes da Rede Municipal de Ensino terão palestras com a Polícia Ambiental e com o Coordenador do Curso de Agronomia da Fai Faculdades, de Itapiranga, Anderson Clayton Rhoden.

De acordo com o Secretário da Agricultura, Gheison Paulo Zambiasi, a população deve pensar na natureza como parte do patrimônio da humanidade. “Somos parte integrada do meio ambiente e, sem ele, nada somos. Nossa sobrevivência depende de como lidamos com a natureza hoje e, as crianças e jovens que aqui apresentam suas homenagens, representam o futuro. E é esse futuro que devemos respeitar, preservar, recuperar, conservar e proteger”, ressalta Zambiasi.