Outubro Rosa encerra com programação especial em Belmonte
Após um mês de orientações acerca da importância dos cuidados com a saúde da mulher, a Secretaria da Saúde de Belmonte realizou no último sábado, dia 24, o Dia ‘D’ da campanha Outubro Rosa.
O evento surpreendeu pela quantidade de mulheres que participaram da palestra com a Enfermeira Maria Schaick, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, de São Miguel do Oeste, e das coletas para exames preventivos do Câncer de Colo Uterino.
De acordo com a Médica Eliane Albarello, foram realizadas mais de 60 coletas e dadas orientações para o autoexame das mamas. “Fortalecemos as recomendações para o diagnóstico precoce e o rastreamento destes cânceres que mais atingem as mulheres. Na maioria dos casos, o Câncer de Mama é descoberto pela própria mulher e, por isso, é ressaltada a importância do autoexame no dia-a-dia”, esclarece Eliane.
Em agosto, a Secretaria atendeu mais de 45 mulheres numa campanha específica para o Câncer de Colo Uterino e, por isso, o Outubro Rosa foi dedicado ao Câncer de Mama. A doença não pode ser prevenida mas, quando diagnosticada precocemente, aumentam as chances de cura. Mesmo sem apresentar sintomas no início, as mulheres devem ficar atentas ao aparecimento de nódulos (caroços), mamas avermelhadas, alterações no mamilo, pequenos nódulos embaixo das axilas e pescoço e saída de líquidos dos mamilos.
Durante a programação, foram entregues vira mates personalizados como lembrança para todas as mulheres. “Agradecemos a todas as mulheres que participaram da campanha, aos Agentes de Saúde e a toda equipe que nos auxiliou neste dia. Lembramos que, tão importante quanto realizar os exames, é retornar à Unidade, retirar o resultado e marcar a reconsulta”, enfatiza a Doutora.