ESTIAGEM Prefeitura já transporta mais de 200 mil litros de água por dia

Para redes comunitárias, sistema de racionamento será adotado

Já são quase 60 dias sem chuvas regulares na região Extremo oeste e a oferta de água potável diminui a cada dia, forçando a administração pública de Belmonte buscar alternativas para atender a demanda diária, que já ultrapassa os 200 mil litros para o consumo humano e animal. O clima seco e quente e a grande extração de água colocam em cheque a capacidade da maioria das fontes de água que abastecem a comunidade. Sistema de racionamento deve ser adotado nos próximos dias.

Segundo dados das Secretarias de Transportes e Obras e da Agricultura, dois caminhões estão exclusivamente empenhados nos transporte de água para o abastecimento de residências e redes comunitárias do interior, com uma média de 100 mil litros dia. Outro caminhão-pipa, terceirizado, e um trator da prefeitura, com tanque de seis mil litros, transportam a mesma quantidade para o consumo animal. Essa demanda atende granjas de aves de corte, confinamentos e granjas de produção de leite. Outra grande quantidade de água, não computada pelo poder público, é transportada pelos próprios produtores, com equipamentos particulares e emprestados pela prefeitura.

Preocupação

Com os pedidos aumentando a cada dia, hoje com 30 unidades familiares individuais e mais 30 atendidas pelas cinco redes comunitárias, e previsões nada favoráveis de chuvas significativas, o pedido do prefeito Jair Giumbelli é de que a comunidade colabore e economize água.  Vários casos tem chamado a atenção pelo descaso, quando alguns produtores destinam água potável para consumo humano para abastecimento de bebedouro dos animais. “Nossa prioridade é o a demanda para consumo humano. Para os animais, temos um cmainhão-pipa terceirizado e outros equipamentos a disposição. Não é admissível que as pessoas utilizem água das redes comunitárias ou destinadas à residência para dar aos animais. Basta fazer o pedido junto às Secretarias responsáveis que atenderemos os dois casos. Tudo é programado a fim de contemplar a todos. Quem desrespeitar as regras, corre o risco de ficar sem água!”, alerta o prefeito.

Ele ainda ressalta que os pedidos de abastecimento devem ser feitos de segunda a sexta-feira, afim de possibilitar a organização das equipes de forma eficaz e dinâmica.

Racionamento

Afim de permitir a recuperação dos níveis das fontes e manter os reservatórios abastecidos de forma satisfatória, a Prefeitura deve adotar, a partir de segunda-feira (24), um sistema de racionamento nas redes comunitárias. Os registros permanecerão abertos entre às 7h30 e 13h, nos demais horários as redes serão fechadas para que as caixas sejam enchidas e os níveis das fontes se recuperem durante a noite. “É grave a situação! Se não tomarmos medidas mais racionais, há um grande risco de faltar água! A comunidade precisa colaborar, não só agora, mas durante todo!”, complementa Giumbelli.