Saúde de Belmonte realizará campanha para prevenir o câncer de colo de útero

As mulheres belmontenses terão mais uma oportunidade especial para prevenção do câncer de colo de útero. A Prefeitura de Belmonte, por intermédio da secretaria municipal de Saúde e da equipe Estratégia Saúde da Família (ESF), vão realizar a segunda ação específica do ano para coleta de material citopatológico (preventivo). A campanha acontecerá no sábado, dia 15 de julho, com atendimento das 8h às 15h, sem fechar ao meio dia, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Belmonte. No dia do exame será obrigatória a apresentação do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme a enfermeira, Solange Tareli, o público-alvo são as mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos de idade, segundo preconiza o Ministério da Saúde, porém, todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual podem fazer a coleta, independente da idade. Tareli afirma que a campanha pode ser considerada a principal estratégia para detectar lesões precursoras e diagnosticar o câncer de colo de útero e infecção pelo HPV de maneira precoce, em virtude de que a realização periódica do exame permite reduzir a mortalidade pelas doenças. Solange alerta que a periodicidade do exame é anual, sendo que as mulheres que realizaram a última coleta há um ano ou mais, novamente deverão fazer o exame.

Além da coleta do material citopatológico, durante a campanha será feita uma avaliação das mamas e a dentista da secretaria municipal de Saúde, Silviane Carneiro, vai prestar orientações sobre saúde bucal para as mulheres que comparecerem a unidade de saúde municipal.