Setor de Endemias pede atenção para cuidados com terrenos
A suspeita de um caso de dengue e a localização de mais um foco ligou a luz alerta
O Setor de Endemia da Secretaria de Saúde de Belmonte vai ampliar as ações de controle e combate ao mosquito da Aedes Aegypti em terrenos, cemitérios e residências. A medida foi anunciada depois do surgimento de um caso suspeito, na última semana, e descartado logo depois, e ainda a soma de 29 focos encontrados neste ano. Uma das medidas será o enrijecimento das medidas de fiscalização e aplicação de multas, com apoio da Vigilância Sanitária Estadual.
No último ano o município enfrentou uma grave infestação do mosquito, que necessitou a intervenção de pelo menos seis aplicações de fumacês. Tal situação desencadeou medidas mais rígidas no controle dos possíveis criadouros e que ficou ainda mais preocupante com a chegada da estação quente e a suspeita, descartada nesta semana, de um caso e o registro de 29 focos em armadilhas.
A partir de agora, a fiscalização seguirá um novo padrão de cobranças. Os proprietários dos terrenos que tiverem algum problema, receberão uma notificação verbal, na reincidência uma notificação escrita e, caso não seja cumprida a solicitação do poder público municipal, o caso será levado à Vigilância Sanitária Estadual, que poderá inclusive emitir multas.
Ainda, o Setor orienta para o descarte de lonas, pneus lixos e entulhos, pois muitos locais já apresentam o acúmulo desses materiais. Com a aproximação do Dia dos Finados o pedido é para que não sejam levados vasos com plásticos, bromélias ou qualquer outro material que possam acumular água.