Altas temperaturas aumentam as chances de proliferação do Aedes aegypti

Na tentativa de evitar o surgimento de novos focos do mosquito Aedes aegypti, a secretaria municipal de Saúde de Belmonte, através da Vigilância Epidemiológica, está alertando os munícipes sobre os cuidados que devem ser tomados para amenizar a situação. As elevadas temperaturas registradas são propícias para a proliferação do mosquito, sendo necessária a intervenção continuada dos munícipes através da manutenção dos terrenos e pátios, evitando a aglomeração de materiais que possam acumular água.

Conforme a agente de endemias, Rosane Santos, a municipalidade solicita à população que faça o manejo ambiental e saneamento domiciliar, contribuindo para a eficácia das atividades preventivas. Rosane explica que para reduzir os riscos de proliferação do mosquito, os munícipes devem eliminar latas, materiais descartáveis e tampas de garrafas; manter vedado caixas d’água da chuva, poços, cisternas, tanques, tambores e outros reservatórios de água; manter calhas e canaletas limpas e desobstruídas; e proteger com telas os ralos e ladrões de caixa d’água. A agente de endemias destaca que estas medidas estarão ajudando no combate ao mosquito, reduzindo as chances de novos focos no município de Belmonte.