Hipertensos e Diabéticos participam de encontros com os profissionais da saúde

A secretaria municipal de Saúde de Belmonte realiza há dois anos encontros de rotina com o grupo de Hipertensos e Diabéticos. A ação é de responsabilidade dos profissionais da equipe Estratégia Saúde da Família (ESF), que vão até as comunidades para desenvolver as atividades no grupo. As datas e locais dos encontros estão pré-estabelecidos no calendário da ESF, e são divulgadas com antecedência pelas agentes comunitárias de saúde nas visitas aos domicílios do município.

A médica, Eliane Albarello, destaca que nos encontros são realizadas palestras educativas, bem como acontece a renovação das receitas de medicação exclusivas de hipertensão e diabetes. Conforme a médica, a ação nas comunidades beneficia a população e otimiza o trabalho dos profissionais da saúde, evitando o deslocamento dos pacientes até a unidade de saúde para a renovação da receita. Albarello enfatiza que os encontros são semestrais e a presença dos munícipes que aderiram ao grupo é de suma importância.