Profissionais da Saúde promovem atividade com pacientes insulino-dependentes

Dando prosseguimento as atividades com os pacientes do grupo diabéticos insulino-dependentes, a secretaria municipal de Saúde de Belmonte, por intermédio da Estratégia Saúde da Família (ESF), realizou o primeiro encontro do ano. A atividade aconteceu na última terça-feira (24), na sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde, com a participação de 13 pessoas, sendo 10 usuários de insulina e três familiares. O trabalho em grupo foi realizado pela enfermeira, Solange Tareli, pela médica, Yusnely Nuñes, e pela colaboradora da saúde, Sandra Fiori. Os convites aos usuários foram feitos pelas Agentes Comunitárias de Saúde nas visitas às residências.

A enfermeira da UBS, Solange Tareli, destaca que o encontro iniciou com a aferição de glicemia capilar, tendo continuidade com a oficina de culinária com a preparação de tapioca doce e salgada, com orientações sobre alimentação adequada e vida saudável. Solange afirma que todos os participantes puderam provar os alimentos preparados na oficina, além da abertura de espaço para questionamentos para a elucidação de dúvidas dos pacientes. Segundo a enfermeira, o evento foi finalizado com a entrega de uma garrafa pet decorada para os participantes do grupo, que foram orientados a descartar agulhas, seringas e frascos de insulina. Ao encher a garrafa, foram instruídos a levar o pet até a unidade de saúde para descarte do material e reutilização da garrafa.

Ainda para este ano, consta no calendário da secretaria municipal de Saúde mais dois momentos para atividades com o público de diabéticos insulino-dependentes. As datas dos encontros serão informadas no decorrer do ano.