Secretaria da Educação de Belmonte realiza encontro para instituir a Base Nacional Comum Curricular

Com o objetivo de estabelecer os conhecimentos essenciais para o desenvolvimento dos estudantes brasileiros da Educação Básica e orientar a formulação do Projeto Político-Pedagógico das escolas, o Ministério da Educação (MEC) lançou a Base Nacional Comum Curricular (BNC).

Na última segunda-feira, dia 09, a Secretaria da Educação, juntamente com a Escola de Educação Básica Francisco Brasinha Dias, explanou o funcionamento do programa e buscaram contribuições e sistematizações para construir a Base junto aos professores e funcionários da Escola Estadual, do Centro de Ensino Fundamental Professor João Revers, do Centro de Educação Infantil Pingo de Ouro e às autoridades locais.

De acordo com dados divulgados pelo MEC, os especialistas buscam a padronização de, pelo menos, 60% do currículo da Educação Básica. Além disso, outros quesitos discutidos foram a abordagem curricular que esteja ao nível do Enem, a inclusão de atividades para combater as formas de preconceito, repensar a formação dos profissionais da educação e a estrutura que as escolas possuem para elaborar as metas previstas.

De acordo com a Coordenadora da Secretaria da Educação, Mônica Tonin Menusi, foram envolvidos diferentes setores da sociedade para contribuírem com as mudanças necessárias. “O BNC foi pensado para diminuir as desigualdades do país e, para isso, é necessário discutir uma possível mudança na formação dos professores e na reestruturação do material didático. No âmbito municipal, oportunizamos este momento em um dia inteiro de discussões, cujos resultados foram encaminhados à Gerência de Educação de São Miguel do Oeste”, esclarece Mônica.