Belmonte desenvolve atividade em grupo de combate ao tabagismo

Um importante projeto de combate ao uso do cigarro está à disposição dos belmontenses. A secretaria municipal de Saúde, por intermédio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), está realizando diversos atendimentos em grupo para quem decide para de fumar. A ação está vinculada ao Programa Nacional de Combate do Tabagismo, promovido pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), visando reduzir a prevalência de fumantes e a morbimortalidade relacionada ao tabagismo no Brasil. Em Belmonte, a atividade em grupo envolve uma equipe multiprofissional, formada por psicóloga e fisioterapeuta, que conduzem periodicamente os encontros, além da participação de nutricionista, dentista, médicas, enfermeiras e farmacêutica.

As profissionais do NASF afirmam que o Grupo de Tabagismo é desenvolvido para dar suporte e apoio aos usuários na cessão do hábito, bem como orientar ao longo de todo o processo com equipe multiprofissional para prevenir recaídas, através do desenvolvimento de habilidades para enfrentar as situações facilitadoras. Enaltecem, que a avaliação inicial é realizada individualmente antes dos encontros em grupo, que acontecem em um primeiro momento com quatro encontros semanais, após dois encontros quinzenais e mensais para um período de acompanhamento e monitoramento, sendo que cada sessão dura em média uma hora. O apoio ofertado pelo NASF pode ser classificado em medicamentoso, quando houver necessidade, através de avaliação; não medicamentoso, abordagem cognitivo-comportamental; e auriculoterapia, que se dá por meio das práticas integrativas e complementares.

Os fumantes do município de Belmonte que desejam aderir ao grupo devem procurar a recepção da Unidade Básica de Saúde (UBS) para solicitar a inclusão do nome da lista de formação do próximo grupo.