Município de Belmonte terá diagnóstico do esgotamento sanitário

Por meio do projeto Tratasan, idealizado pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), em parceria com a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC) e Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (CONDER), o município de Belmonte será contemplado com a elaboração do diagnóstico de esgotamento sanitário. Na última semana, o engenheiro sanitarista e ambiental, William Arenhardt, esteve no município fazendo a capacitação e repassando orientações para os servidores da municipalidade.

De acordo com o engenheiro sanitarista e ambiental, o objetivo é realizar o levantamento da situação do esgotamento sanitário no município, definir ações e diretrizes para regulamentar a adoção das alternativas viáveis para o tratamento de esgoto. William afirma que a proposta é conscientizar a população sobre a necessidade de regularização, manutenção e limpeza periódica dos sistemas individuais de tratamento de esgoto domiciliar, conhecido como fossa séptica, seguido de filtro anaeróbio e sumidouro. Segundo o engenheiro sanitarista e ambiental, o estudo será uma ferramenta para aprovar perante a promotoria, a continuidade e ampliação da adoção do sistema individual de tratamento de esgoto.

Conforme William, o projeto contará com a participação das agentes comunitárias de saúde de Belmonte, que irão aplicar um questionário nas visitas as residências na área urbana do município. O engenheiro sanitarista a ambiental explica que com este levantamento será possível dimensionar a situação atual dos imóveis quanto ao esgoto, bem como dará suporte e direcionamento para investimentos que venham a ser necessários na área do saneamento básico, sempre no intuito de garantir melhor qualidade de vida à população.