Saúde prepara ações relacionadas ao Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão
Pelo menos 18% da população de Belmonte apresenta diagnóstico de Hipertensão e é esse público que precisa de atenção. Para conscientizar a população da importância do monitoramento e controle da pressão arterial, além dos trabalhos diários, no dia 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, a equipe de Saúde do município vai ampliar as orientações aos pacientes.
Normalmente as pessoas com pressão alta não apresentam nenhum sintoma no inicio, mas com o passar do tempo podem ter tontura, cansaço, dores de cabeça e alterações de visão.
As principais causas relacionadas à hipertensão são: sobrepeso e obesidade, histórico familiar, idade e estilo de vida (hábitos alimentares inadequados, consumo excessivo de sal, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de bebida alcoólica).
A hipertensão pode trazer consequências se não tratada, causa lesão em diferentes órgãos (coração, cérebro, vasos, rins e olhos). Representa um dos mais importantes fatores de risco para doenças cardíacas, derrames cerebrais e doenças renais. A hipertensão arterial tem controle e o tratamento adequado melhora a qualidade de vida e aumenta a expectativa de vida.
Para prevenir a doença, tente manter o peso adequado, ajuste seus hábitos alimentares, pratique atividade física regularmente, controle o estresse, não fumar e modere no consumo de bebida alcoólica.
Ainda:
- § Consumir uma dieta rica em frutas e verduras (principalmente cruas), legumes e cereais;
- § Substituir as frituras por preparações assadas, grelhadas ou cozidas;
- § Utilizar óleos vegetais (milho, soja, oliva, algodão, girassol, etc.);
- § Ingerir de 8 a 10 copos de água por dia;
- § Preferir leite e derivados na versão desnatados;
- § Substituir pães e bolachas salgadas por outros semelhantes sem adição de sal;
- § Substituir o sal por temperos naturais ou sal de ervas caseiro;
- § Evitar temperos prontos em pó ou cubos;
- § Evitar alimentos industrializados, enlatados, embutidos e conservas.