Município cancela Facibel 2022
Decisão foi conjunta entre CCO, governo e expositores
As significativas perdas ocasionadas pela estiagem forçaram a Administração Municipal de Belmonte, Comissão Central Organizadora (CCO) e expositores a cancelaram a realização da Feira da Agropecuária, Comércio e Industrial de Belmonte (Facibel 2022), que estava prevista para dias 3,4 e 5 de março e integrava as comemorações dos 30 anos do município. A decisão foi anunciada ainda na noite de segunda-feira (25). A feira deve ser realizada só em 2023.
A decisão se baseou nos grandes prejuízos causados pela estiagem. No município, as perdas nas lavouras de milho e soja são grandes, o setor leiteiro sofre com a degradação das pastagens, prefeitura e produtores injetam milhares de reais no transporte de água para consumo humano e animal. Esse cenário afeta diretamente a economia do município e foi o principal motivo do cancelamento.
A feira, que integraria as comemorações dos 30 anos de Belmonte, já estava com a programação definida, com quase 60 expositores confirmados, shows nacionais e regionais, feira do artesanato, espaço para talentos locais e outras dezenas de atrações. “Infelizmente, o longo período sem chuvas significativas trouxe grandes prejuízos para o campo, nos forçando a declarar situação de emergência e adotar medidas emergenciais para amenizar os efeitos dessa estiagem. O cancelamento da Facibel foi inevitável, mas ano que vem certamente faremos um grande evento”, finalizou o prefeito.
Perdas e prejuízo
Até nesta terça (25), o transporte de água para consumo humano e animal já ultrapassa os 200 mil litros. Três caminhões (dois da prefeitura e um terceirizado) e um trator da prefeitura, trabalham nesse abastecimento. Nesses números não estão contabilizadas as quantidades transportadas pelos próprios produtores.
No campo, as perdas atuais são altas. Dados não oficiais apontam para mais de 90% de perdas em lavouras de milho e soja, além de grande queda na produção leiteira.