AEDES AEGYPTI: Problema está no quintal de casa

Sem colaboração da comunidade, controlar a proliferação do mosquito fica difícil, diz secretário

O mutirão de combate ao mosquito da Dengue no município de Belmonte, na terça-feira (22), organizado pela Secretaria de Saúde, com apoio de outras secretarias e órgãos públicos apresentou resultados alarmantes. Vários terrenos precisaram de intervenção para recolha de entulhos e eliminação de focos e possíveis criadouros. A ação, que iniciou às 7h30, fez um pente fino na cidade e um mapeamento das áreas de risco para posterior fiscalização.

O que foi encontrado, explica o secretário de Saúde, Julimar Fávero, não é nada animador. “Foram pelo menos três cargas de caminhão de entulhos recolhidos, dezenas de locais com lixo acumulado e outra dezena de terrenos sem manutenção. São situações que nos deixam em alerta máximo e muito preocupados, pois a população nã está levando a sério o problema”, disse ele.

Ele ressalta ainda, a partir de agora, os moradores serão notificados e terão um prazo pra executar a limpeza e organização do local. Após isso, se não o fizerem, serão multados e o valor acrescido no IPTU.