Palestra sobre prevenção ao suicídio reúne mais de 100 pessoas

Evento, organizado pela Assistência Social, integra as atividades do Setembro Amarelo

Mais de 100 pessoas, entre servidores públicos municipais, alunos e professores das Redes Municipal e Estadual de Ensino, participaram, na manhã desta quinta-feira (8), de uma palestra voltada à prevenção ao suicídio, ministrada pelo psicólogo e suicidólogo, Abel Petter. A atividade foi organizada pela Secretaria de Assistência Social, com apoio da Administração Municipal, afim de abordar o assunto, que ainda é coberto por forte tabu.

O objetivo da palestra é de auxiliar as pessoas quanto à necessidade de falar sobre suas angústias ou auxiliar a quem precisa. Petter explica que estudos mostram que um dos fatores para alarmante número de depressão e suicídio na região e em Santa Catarina, está associado à exposição de agrotóxicos organofosforados, situação econômica, problemas com relacionamentos e decepções em geral. Também é alarmante o grande número de adolescentes, a partir dos 12 anos, que já tentaram algum ato. “É preciso falar sobre, abordar o assunto de forma direta e sem tabus. Não podemos julgar as pessoas, é necessário ouvi-las e auxiliá-las a encontrar a ajuda certa para que sejam direcionadas ao caminho correto. Ainda há muito preconceito sobre o assunto, o que, infelizmente, colabora com os números negativos”, resumiu ele.