Belmonte aplica técnica inovadora na recuperação de estradas

Vários prefeitos da região acompanharam as obras da nova técnica aplicada pelo município de Belmonte na recuperação das estradas do interior, o que despertou o interesse dos gestores e Secretários de Obras. De acordo com o prefeito, Genésio Bressiani, a inovação tem como objetivo garantir a impermeabilização das vias, diminuindo a manutenção anual e otimizando a trafegabilidade.

A convite do técnico em estradas, Israel Rezende da Silva Filho, e preocupado com o escoamento da produção e a melhoria nas condições de tráfego da população interiorana, o prefeito visitou o município de Coronel Vivida/PR, juntamente com o Secretário de Transportes e Obras, Lenoir Klein, e de Educação, Sílvio Dalmagro, para conferir na prática os resultados da técnica utilizada.

Conforme Israel, o procedimento adotado trata-se da combinação de pedra britada, pó de brita e argila. “Inicialmente é feita a escarificação da estrada com ranhuras de aproximadamente 10cm. E na sequência é despejado o material, feito o nivelamento pela a lâmina da patrola, que efetua a mistura com a argila e terra e, por fim, a compactação pelo rolo. Essa técnica garante que todas as fissuras entre pedras sejam preenchidas, impermeabilizando  a via e facilitando o escoamento da água da chuva”, explica.

O trecho de aproximadamente 1.400 metros que recebeu as melhorias dá acesso às comunidades de Linha Santo Isidoro, Timbaúva, Lajinha, Tabajara, Linha Muller e Peperi. O material britado foi adquirido através de convênio do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional e distribuído aos municípios.

Nossos investimentos em benefício dos munícipes são pensados em longo prazo, para que efetivamente resolvam os problemas corriqueiros. E ter estradas em bom estado de trafegabilidade é primordial e fundamental. Este será nosso projeto pioneiro para que possamos, ao longo do tempo, avaliar o desempenho, para depois aplicar a técnica em outras vias e auxiliar no escoamento da produção e na segurança do tráfego”, garante Bressiani.

O técnico em estradas, contratado pelo município para auxiliar durante a execução da obra, também ministrou uma palestra de capacitação aos operadores e motoristas da Secretaria de Transportes e Obras, a fim de orientar os condutores quanto ao cuidado, uso e manutenção das máquinas e veículos.