Se é São João, tem arraiá!

Alunos e “fessoras” fizero a festança!

Nas nossas escolas nada passa em branco, ainda mais no São João. Não teve fogueira, mas teve diversão a ufa e comida de montão! A criançada das duas unidades escolares do município tiveram os dias 23 e 24 de junho dedicados ao Arraiá, uma oportunidade de resgatar antigas brincadeiras e tradições.

Além disso tudo, a moda caipira desfilou pelos corredores das escolas nos dias de festa e os lanches foram com comidas típicas de São João. Só delícias e alegria!

São João

A festa é uma tradição de norte a sul do Brasil no mês de junho, chegando a ser feriado em alguns estados e municípios. Ela é caracterizada por danças, comidas, decorações e muitos outros costumes, e é comemorada em escolas e organizações locais, além das igrejas católicas.

Inicialmente, a festa era chamada de joanina, em referência a São João, mas passou a ser chamada de “junina” no Brasil, por acontecer em junho. A tradição veio de Portugal e de imigrantes de outros países cristianizados. Aqui, a festa incorporou os costumes indígenas e afro-brasileiros.

Típica da região Nordeste, a festa representa a gratidão aos santos pelas chuvas nas lavouras e impulsiona a economia local. As duas maiores festas juninas do Brasil duram 30 dias e são realizadas em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).

Nos estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba, o dia de São João é feriado. Este também é um feriado municipal nas cidades onde o santo é padroeiro e em outras que homenageiam o santo. A festa também é uma tradição no interior de São Paulo, com quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueiras.