Proerd forma 33 alunos no município
Evento foi na tarde desta sexta-feira (1º)
Nessa sexta-feira (1º), 32 alunos da Rede Municipal de Ensino de Belmonte participaram da Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (do Proerd). A cerimônia foi realizada no Centro Social do município, com a presença de autoridades, educadores e familiares dos formandos. Valentina Maísa Villa e Gabriel Menusi foram os vencedores da redação.
Drogas e juventude são assuntos discutidos por pais, filhos e educadores. Partindo dessa polêmica, foi criado em 1992, no Rio de Janeiro, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O modelo, que teve origem nos Estados Unidos, em 1983, é desenvolvido em mais de 58 países. Estudantes do quinto ano do ensino fundamental das redes pública e particular são os alvos do programa, que tem como lema Manter Nossas Crianças Longe das Drogas.
O Proerd promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.