Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe está em andamento
Dezenas de pessoas já estão procurando a Unidade Básica de Saúde de Belmonte para receber a vacina contra a gripe. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou na segunda-feira (23) e segue até o dia 1º de junho. A secretaria municipal de Saúde tem como meta vacinar em torno de 800 munícipes, entre eles, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores e pessoas com doenças crônicas. Será obrigatória a apresentação do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Cartão de Vacinação.
A enfermeira responsável pela sala de vacinas, Cristiane Vivian Stolarski, destaca que a campanha visa reduzir complicações, internações e mortalidades ocasionadas pelo vírus influenza. Conforme a enfermeira, neste ano a vacina tem a possibilidade de proteger a população contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. Cristiane enfatiza que nesta edição da campanha todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, com exceção dos acamados, terão que comparecer ao posto de saúde para receber a vacina, em razão de que não será realizado o roteiro especial para vacinação fora da unidade, devido aos ambientes externos não serem adequados para a aplicação da vacina, evitando possíveis complicações e permitindo maior segurança na realização da campanha.
O dia D está marcado para o dia 12 de maio, sábado. Neste dia, terá atendimento na Unidade Básica de Saúde de Belmonte das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.