Bressiani participa do XIII Congresso de Municípios em Florianópolis

Com a finalidade de integrar os governos municipal e estadual na troca de experiências, a Federação Catarinense de Municípios organizou a 13ª edição do Congresso de Municípios, que aconteceu de 18 a 20 de março, em Florianópolis.

O Congresso teve como tema central a “Agenda de Revisão Constitucional do Sistema Federativo” e contou com a presença do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, do Ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas, do Governador João Raimundo Colombo, de representantes dos demais poderes e órgãos públicos e cerca de 1.500 líderes municipais.

De acordo com o Prefeito de Belmonte, Genésio Bressiani, durante os três dias diversos assuntos estiveram em pauta, como o aumento das partilhas tributárias aos municípios, a Lei das Licitações, a gestão associada dos serviços de saneamento básico, os sistemas de indicadores, as fontes de financiamento do governo do Estado, o pacto federativo, a reforma política, tributária e administrativa e a agenda municipalista com o Congresso Nacional e o governo federal.

Paralelo ao Congresso, foi realizado um painel dedicado às mulheres com o tema “A Inserção da Mulher no Movimento Municipalista” e a ExpoFecam, uma feira de produtos, serviços e tecnologias na área da gestão pública, onde 31 expositores de diversos segmentos apresentaram softwares, móveis, máquinas, veículos e equipamentos aos gestores municipais.

Para Bressiani, a cada nova edição do Congresso, importantes passos são dados para o melhor desempenho das administrações. “Por estarmos envolvidos em um ambiente de troca de conhecimentos, aprendemos muito com as experiências de outros municípios. Na edição deste ano houve alguns avanços, mas que necessitam ser avaliados com cautela. Um deles refere-se à isenção das taxas ambientais para os municípios e outro, foi o anúncio feito pelo Governador para a realização da segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios, o Fundam, ainda neste ano”, esclarece Bressiani.