Servidores Públicos de Belmonte participam da XVIII Marcha a Brasília

Com o objetivo de obter esclarecimentos sobre o Pacto Federativo, a Reforma Política, as fontes de arrecadação e as ações internacionais municipalistas, O Vice-prefeito de Belmonte, Cleomar Pisoni, a Secretária da Administração, Sônia Morosini, e a Vereadora Marli Bernardi, participaram da 18º edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

A comitiva aproveitou o momento e visitou os gabinetes de Deputados e Senadores para o encaminhamento de projetos e pedidos de investimentos no município. Além disso, participaram dos encontros organizados pela Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) nos Ministérios da Educação, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e dos Transportes.

No Ministério da Educação (MEC), as autoridades regionais foram recepcionadas pelo Secretário Executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, com quem protocolaram o pedido para a expansão de um Campus da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), em São Miguel do Oeste, com o objetivo de oportunizar a inclusão e a permanência dos estudantes no ensino superior e ampliar a oferta de cursos adequados conforme a necessidade do mercado regional, visando o desenvolvimento dos municípios.

No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a audiência foi conduzida pelo Secretário Executivo, Caio Dornelles da Rocha, que recebeu o documento com a solicitação da criação de um Núcleo de Pesquisa para a formulação de sementes de forrageiras que se adaptam ao clima e ao tipo de solo da região. O documento também compreende a implementação de políticas públicas para a prevenção da brucelose e tuberculose em animais e a destinação de recursos financeiros por meio do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA).

O Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, recebeu pessoalmente as autoridades, que solicitaram auxílio e recursos para a federalização da Rodovia SC-163, que liga São Miguel do Oeste à Itapiranga; a construção da ponte sobre o Rio Uruguai, em Itapiranga, interligando Santa Catarina com o Estado do Rio Grande do Sul; a construção da ponte sobre o Rio Peperi Guaçú, que ligará o município de Paraíso à Província de Misiones, na Argentina; a conclusão das obras de melhoria e ampliação da BR-163, entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira; a manutenção e duplicação de faixas da BR-282, entre São Miguel do Oeste e Ponte Serrada; e a construção da Ferrovia da Integração, entre Itajaí e Dionísio Cerqueira.

De acordo com a Secretária, Sônia Morosini, os encontros com servidores públicos de todo país auxiliaram na troca de experiências e na obtenção de novos projetos que possam ser aplicados. “É importante participar de momentos como este para que possamos estar a par de tudo o que ocorre nas esferas estadual e nacional. Em relação aos projetos encaminhados pela Ameosc, esperamos conseguir os recursos e encaminhamentos necessários para a execução dessas obras tão imprescindíveis para o desenvolvimento da nossa região”, esclarece.

A equipe também encaminhou uma proposta para a liberação de recursos financeiros ou de consultoria técnica ao Presidente do Sebrae Nacional, Luiz Eduardo Barretto Filho, visando a elaboração de um Projeto Regional de Desenvolvimento do Turismo Sustentável nos 19 municípios pertencentes à Ameosc. Além das autoridades regionais, participaram das audiências os Deputados Pedro Uczai, Jorginho Mello e Celso Maldaner.