Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Belmonte recebem premiação do concurso, “Conhecendo Minha História”

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Belmonte realizou na manhã desta quarta-feira, 13, a entrega da premiação do concurso de desenho, frase e redação, “Conhecendo Minha História”. Esse projeto que envolveu todas as escolas municipais da rede de ensino do município tem como objetivo principal incentivar o hábito pela leitura e melhorar significativamente a escrita dos alunos.

Segundo a secretária municipal de educação, Marli Terezinha Lizot Bertoletti, iniciativas como esta ajudam a melhorar a qualidade do ensino na rede pública e assim, formar cidadãos mais conscientes. ”Precisamos buscar formas atrativas de trabalhar as atividades pedagógicas para envolvermos as crianças fazendo com que assimilem melhor o conteúdo”, afirmou.

Para participar do concurso, os candidatos tiveram que preencher corretamente a ficha de inscrição, orientados pelos professores e encaminhar os trabalhos à direção, onde ocorreu uma pré-seleção pela equipe da coordenação. Cada escola participou com um trabalho por modalidade que teve prazo de encaminhamento à Secretaria de Educação até o dia 30 de maio.

Conforme as normas do concurso foram selecionados trabalhos nas seguintes modalidades: Desenho – educação infantil e 1º ano do ensino fundamental; Frase – 2º ano do ensino fundamental; Redação – 3º 4º e 5º ano do ensino fundamental.

Os critérios de julgamento foram: Desenho (criatividade e originalidade, coerência temática, organização, vivacidade, traçado e colorido); Frase (originalidade, clareza, coerência, obediência às normas gramaticais e criatividade da frase associada ao tema proposto); Redação (coerência com o tema, originalidade, criatividade, clareza e coesão no desenvolvimento das ideias, ortografia, pontuação e gramática do texto, propriedade e variedade do vocabulário, organização e conclusão da ideia).

A solenidade ocorreu no Centro Municipal de Ensino Fundamental (C.M.E.F.) Professor João Revers, onde os vencedores receberam um certificado. Foram premiados na Educação Infantil: Gabriel Menusi (Maternal), Richard Fontana (Pre I) e Fabíola Koswoski (Pre II) e no Ensino Fundamental: Bianca Bondan Alves (1ºAno); Amanda Revers (2ºAno); Lavínia Hentz (3ºAno); Angela Paini (4ºAno) e Jéssica Dias (5ºAno).

De acordo com a diretora do educandário, Jane Piaseski, esse projeto, além do conhecimento educacional, proporcionou aos alunos conhecer suas raízes e com isso, elevar à alta-estima. “É importante ter esse autoconhecimento, saber sobre nosso passado. Isso ajuda na construção da personalidade. Estamos formando cidadãos para o mundo”, conclui Jane.