Belmonte realiza Conferência Municipal de Saúde para definir ações até 2021

A Prefeitura de Belmonte, através da secretaria municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e Comissão Preparatória, realizaram a 1ª Conferência Municipal de elaboração do Plano Municipal de Saúde (PMS) de Belmonte. A atividade aconteceu nesta quinta-feira (29), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, reunindo representantes de diferentes segmentos da sociedade belmontense. Na Conferência foram definidas as ações essenciais na área da saúde para os próximos quatro anos, de 2018 a 2021.

A programação teve início às 8h, com abertura oficial, pronunciamento do prefeito Genésio Bressiani, leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência Municipal de Saúde. Em seguida, o palestrante, Ademir Zimmermann, ministrou palestra sobre “Os Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)” e explanou de forma objetiva sobre os eixos temáticos contemplados na Conferência. Após a palestra os participantes foram divididos em grupos para elaboração das propostas pertinentes a cada eixo, que posteriormente foram apresentadas por um representante de cada grupo e aprovadas em plenário.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Volmir Frozza, a partir das demandas apresentadas será feito um estudo de viabilidade para implantação gradativa das ações propostas pelos grupos de trabalho em cada eixo, abrangendo todas as áreas da saúde pública. O secretário destaca que com base nas propostas a administração buscará trabalhar para que os serviços oferecidos sejam cada vez mais eficientes e atendam às necessidades da população. De acordo com o secretário, a Comissão Preparatória estará se reunindo nos próximos dias para analisar e digitalizar as propostas aprovadas em plenário, visando a elaboração do documento oficial do Plano Municipal de Saúde de Belmonte, que depois de finalizado será disponibilizado para consulta pública.