Começa Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza teve início nesta segunda-feira (17), estendendo-se até o dia 26 de maio. Em Belmonte, a meta da secretaria municipal de Saúde é vacinar em torno de 870 pessoas, sendo elas crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores e pessoas com doenças crônicas. Para receber a vacina, os munícipes devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), portando o Cartão de Vacinação ou documento de identidade.

Conforme a responsável pela sala de vacinas, enfermeira Cristiane Stolarski, o Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde está realizando mais uma edição da campanha de vacinação contra a gripe, visando reduzir complicações, internações e mortalidades ocasionadas por infecções do vírus da influenza. De acordo com a enfermeira, todas as pessoas inseridas nos grupos prioritários devem procurar a unidade de saúde de Belmonte para serem vacinadas e estarem imunizadas contra os principais vírus que podem levar a óbito. Cristiane alerta ainda, que há contraindicação para pessoas com histórico de reação alérgica grave às proteínas do ovo.

Nesta primeira semana, de 17/04 à 24/04, a prioridade é vacinar os idosos e pessoas com doenças crônicas. Após o dia 24/04, a vacina estará disponível para todas as pessoas inseridas nos grupos prioritários. O dia “D” de mobilização nacional acontecerá no dia 13 de maio, com atendimento na Unidade Básica de Saúde de Belmonte, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. A secretaria municipal de Saúde também está finalizando a elaboração do roteiro de vacinação que contempla o interior do município, previsto para iniciar depois do dia 15 de maio.