Encontro de Saúde do Trabalhador na Agricultura reúne mais de 100 pessoas
Com o objetivo de ampliar as ações de prevenção, a secretaria municipal de Saúde de Belmonte, por meio dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), Vigilância Sanitária e Epidemiológica, organizaram o 1º Encontro de Saúde do Trabalhador na Agricultura. O evento foi realizado no sábado (27), no Centro Social, com a participação de mais de 100 pessoas. O encontro contou com o apoio da Cooper A1.
As temáticas preventivas e de orientação para evitar acidentes resultantes de atividades agrícolas foram abordadas pela engenheira agrônoma e técnica em segurança do trabalho, Paula Stringhini, pelo técnico em agropecuária, Celso Pertile, pela médica da ESF de Belmonte, Eliane Albarello, pela enfermeira da ESF do município, Solange Tareli e pela enfermeira da epidemiologia e sala de vacinas de Belmonte, Cristiane Stolarski.
De acordo com a fiscal da Vigilância Sanitária (VISA), Diane Pawlak, o encontro proporcionou o esclarecimento de dúvidas e a abordagem de temas relacionados a prevenção de acidentes com motosserras, intoxicação por agrotóxicos, legislação aplicada aos trabalhadores rurais, primeiros socorros diante de um acidente, notificações de acidentes de trabalho, além de depoimentos de pessoas que já foram vítimas de um acidente de trabalho na agricultura. Conforme a fiscal da VISA, o evento está inserido na programação de atividades direcionadas à saúde do trabalhador, que faz parte da área da saúde pública e prevê o estudo, a prevenção, a assistência e a vigilância a danos relacionados ao trabalho.
Ao término do encontro os participantes receberam um kit de primeiros socorros com nécessaire, ataduras e gases, que devem ser usados para amenizar o ferimento até o deslocamento da pessoa para ser atendida por um profissional de saúde.