56 exames de preventivo foram realizados durante campanha de prevenção

A segunda ação do ano de prevenção do câncer de colo de útero foi realizada no último sábado (15), na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Belmonte. A campanha é uma iniciativa da Prefeitura de Belmonte, através da secretaria municipal de Saúde e equipe Estratégia Saúde da Família (ESF). 56 mulheres aproveitaram o horário especial de atendimento para fazer a coleta de citopatológico (preventivo), exame clínico das mamas e receber orientações sobre saúde bucal.

Segundo a enfermeira, Solange Tareli, além de estimular a prevenção da doença, a campanha ainda visa facilitar o acesso das mulheres ao exame de prevenção do câncer de colo de útero. A enfermeira enfatiza que a coleta deve ser realizada periodicamente pelo público feminino, garantindo o diagnóstico precoce de lesões precursoras, câncer de colo de útero e infecção pelo HPV. Conforme Solange, o exame também pode ser feito na unidade de saúde nas terças-feiras, no turno da manhã, e nas quintas-feiras, na parte da tarde, com agendamento prévio.

A próxima etapa da campanha de prevenção do câncer de colo de útero estará acontecendo no município de Belmonte no dia 21 de outubro deste ano, com atendimento em horário diferenciado na Unidade Básica de Saúde municipal.