Ações voltadas à Assistência Social são debatidas na Conferência Municipal

Visando envolver a população no processo de debate e construção das propostas para o fortalecimento da política de assistência social, o município de Belmonte realizou a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira (27), no Centro Social, promovido pela Prefeitura de Belmonte, por meio da secretaria municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social (COMASBE).

A abertura oficial aconteceu com a presença de autoridades municipais, apresentação dos alunos das oficinas de percussão e violão do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), leitura e aprovação do Regimento Interno. A conferência seguiu com a palestra das conferencistas, Tânia Minetto e Daniele Balestro, que abordaram o tema: Garantia de Direitos no Sistema Único de Assistência Social. Logo após, foram formados grupos para discussão e elaboração das propostas relativas aos quatro eixos temáticos, apresentação e aprovação da plenária e escolha dos delegados que representarão o município na etapa estadual da conferência.

Conforme a gestora técnica da secretaria municipal de Assistência Social, Cláudia Teixeira, a conferência oportunizou o envolvimento dos munícipes no processo de planejamento da política de assistência social, elencando às demandas necessárias para aprimorar o trabalho no município. “O comparecimento da população foi importante, em vista de que a conferência torna o processo de discussão e elaboração das propostas mais participativo, possibilitando aos profissionais conhecer melhor a realidade local e os anseios dos usuários”, afirma. Cláudia destaca, que os apontamentos feitos na conferência serão analisados pela municipalidade, servindo de base para a qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social.