Belmonte realiza primeira campanha do ano de coleta do exame citopatológico

A Saúde da Mulher recebeu atenção especial neste final de semana em Belmonte. No sábado (17), as portas da Unidade Básica de Saúde municipal estiveram abertas para a realização da primeira etapa do ano de coleta do exame citopatológico (preventivo). A ação foi promovida pela secretaria municipal de Saúde, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF). A campanha destinada ao público feminino registrou a presença de 74 mulheres belmontenses.

De acordo com a enfermeira, Solange Tareli, na campanha os profissionais da saúde realizaram a coleta do exame citopatológico, exame clínico das mamas e solicitações de mamografia. A enfermeira destaca que a participação foi satisfatória, demonstrando a preocupação das mulheres com sua saúde e bem-estar. Segundo a enfermeira, o exame é o melhor meio para se detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico do câncer de colo de útero e da infecção pelo HPV de maneira precoce, em virtude de que a realização periódica permite reduzir a mortalidade pela doença.

A secretaria municipal de Saúde promoverá mais etapas da campanha neste ano, sendo que a próxima está marcada para o dia 14 de julho, novamente com atendimento diferenciado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Belmonte.