Belmonte realiza 3ª Conferência Municipal de Educação – CONAE 2018

Profissionais da educação da rede municipal e estadual de ensino participaram da 3ª Conferência Municipal de Educação, etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação – CONAE 2018. Nesta edição, o tema da CONAE é “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade, social, pública, gratuita e laica”. Em Belmonte, a conferência foi realizada na quinta-feira (10), no Centro Municipal de Ensino Fundamental Professor João Revers.

A secretária municipal de Educação, Marli Bertoletti, destaca que a etapa municipal teve caráter deliberativo para a apresentação de um conjunto de propostas relativas ao monitoramento, avaliação e à efetiva implementação do Plano Nacional de Educação (PNE). Conforme a secretária, em grupos, os participantes debateram assuntos relacionados aos Planos Decenais e o Sistema Nacional de Educação (SNE), como a qualidade, avaliação, regulação das políticas educacionais, democratização, direitos humanos, justiça social, inclusão, formação, carreira, remuneração, condições de trabalho e saúde. Ainda, na Conferência municipal foram eleitos os delegados que representarão o município na etapa estadual e nacional.