Município realiza palestras de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

A Administração Municipal de Belmonte, por intermédio da secretaria municipal de Assistência Social e da Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente, trouxe ao município a palestra show com Vilson Cechetti e Deivid Freitas, de Marmeleiro/PR. Os palestrantes abordaram o tema: combate à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento aconteceu na quinta-feira (30), nos períodos matutino e vespertino, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, com a participação das crianças da Educação Infantil e alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino e estudantes do Ensino Médio da rede estadual de Belmonte.

A secretária municipal de Assistência Social, Claudia Teixeira, enaltece que o evento ocorreu para reforçar a importância do Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Segundo a secretária, o tema abordado é bastante delicado, mas a metodologia de abordagem usada pelos palestrantes facilitou a compreensão das informações apresentadas às crianças e adolescentes das diferentes faixas etárias que acompanharam as palestras. Claudia afirma que no evento as crianças, adolescentes e adultos puderam esclarecer dúvidas e obter orientações sobre como agir quando suspeitarem ou constatarem algum ato de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes. Denúncias podem ser feitas através do Disque 100 ou diretamente com os órgãos da Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Belmonte.

DIA 18 DE MAIO

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foi instituído após a ocorrência de um crime bárbaro com uma criança de 8 anos de idade. Em maio de 1973, a menina Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta. Porém, mesmo com o aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo, poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade acabou por decretar a impunidade dos criminosos.