Belmonte promove evento em alusão à campanha “18 de Maio”

No município de Belmonte, o evento do Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, mobilizou os alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino, profissionais da educação, da assistência social e a comunidade local. O evento foi realizado na segunda-feira (20), no Centro Social. A promoção foi da Prefeitura de Belmonte, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Conselho Tutelar, dos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Assistência Social e da Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Rafael Revers, o evento teve como objetivo a conscientização sobre a necessidade de se proteger as crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual. O secretário destaca que a forma de abordagem adotada pela equipe da Palestra Show assegurou a fácil compreensão do tema, transmitindo orientações e esclarecendo dúvidas de como se deve proceder para combater a prática dos atos de abuso contra crianças e adolescentes. Conforme o secretário, os alunos também receberão um material impresso com informações relativas à campanha, bem como serão distribuídos cartazes em escolas, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais do município.

DIA 18 DE MAIO

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foi instituído após a ocorrência de um crime bárbaro com uma criança de 8 anos de idade. Em maio de 1973, a menina Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta. Porém, mesmo com o aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo, poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade acabou por decretar a impunidade dos criminosos.