Município sedia capacitação sobre Hanseníase

A ação integra o projeto Sasakawa, realizado nas Regionais de São Miguel do Oeste e Tubarão

A Secretaria de Saúde de Belmonte sediou, ainda na última semana, uma capacitação sobre Hanseníase, desenvolvida pelo Projeto Sasakawa e aplicada nas regionais de Tubarão e de São Miguel do Oeste. Na região, envolveu profissionais dos municípios de Belmonte, São Miguel do Oeste, Barra Bonita, Bandeirantes e Romelândia.

A atividade, teve aulas teóricas, ainda no dia 22 de setembro, em São Miguel do Oeste, e aula pratica no município de Belmonte. Ministrada pela médica dermatologista Inara Savebra, a capacitação envolveu 10 médicos e enfermeiras, que puderam ter contato com pacientes já com diagnostico de hanseníase.

No país

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil se mantém como o segundo país com maior número de casos novos de hanseníase entre os países com registro de casos do mundo. Essa posição coloca o Brasil em evidência para o desenvolvimento de atividades voltadas para o enfrentamento da Hanseníase.

O Projeto Sasakawa tem a proposta implementar ações estratégicas em municípios de baixa endemicidade, cujos serviços de saúde podem apresentar ainda, fragilidade na detecção precoce de casos de hanseníase e, consequentemente, elevado número de casos diagnosticados com grau de incapacidade física. Além disso, visa proporcionar assessoria técnica para realizar diagnóstico situacional no tocante a Vigilância da Hanseníase, buscando identificar a real situação operacional, bem como oferecer capacitações para o diagnóstico e tratamento oportuno.