Prefeito e Secretário de Agricultura de Belmonte desenvolvem nova técnica para criação de peixes

A criação de peixes para fins de mercado ainda é uma atividade ascendente em Belmonte, porém, novas técnicas estão surgindo para despertar o interesse dos piscicultores, atribuir renda com a produção e aproveitar os mananciais de água disponíveis no município.

Após vários cursos e encontros sobre a piscicultura, o Prefeito Genésio Bressiani, juntamente com o Secretário da Agricultura, Antonio Onofre Revers, desenvolveram uma nova técnica para a criação dos cardumes, trata-se do Tanque-Rede para açudes.

O método já vinha sendo aplicado em represas de água das Centrais Hidrelétricas em todo país, mas em Belmonte, o projeto piloto foi executado em um tanque escavado de propriedade de Marcelo Beviláqua. Refere-se a um tipo de gaiola, com estrutura em PVC cercada por telas e sombrite e que flutua sustentado por boias.

De acordo com o Prefeito, a técnica permite que sejam criadas diversas espécies de peixes sem que uma interfira na cadeia alimentar da outra. “A cada metro cúbico de água, é possível criar cerca de 100 alevinos. O tanque-rede que construímos possui três metros de comprimento, por dois metros de largura e um e meio metro de altura, e nele largamos 900 alevinos de Tilápia”, explica Bressiani.

Conforme Revers, os peixes ficarão neste sistema por cerca de oito meses, até criarem uma estrutura propícia para a venda ou para consumo próprio. “Este sistema traz diversos benefícios aos produtores, uma vez que não é necessário se desfazer da criação normal do açude, só garantir de que os alevinos tenham oxigênio suficiente para sobreviver. Além disso, o tanque é de baixo custo, pode ser reutilizado e ao retirá-lo, depois do tempo de crescimento previsto, os peixes estarão todos lá”, enfatiza Antonio.

A próxima ação da municipalidade visa expandir a técnica aos produtores interessados do município, juntamente com a Associação dos Piscicultores e Aquicultores. “Estaremos realizando projetos e reuniões para orientar os interessados que queiram investir na produção do peixe em tanques escavados. Os técnicos e agrônomos da Secretaria da Agricultura estarão à disposição para auxiliar os produtores e, além disso, maquetes ilustrativas serão construídas para explicar os macetes, as técnicas e as vantagens deste novo método”, finaliza Revers.