Gestão da Saúde de Belmonte está entre as 50 melhores do país

A Secretaria da Saúde de Belmonte recebeu um dos mais importantes reconhecimentos nacionais destinados aos 50 municípios que se destacaram por investimentos e gestão da saúde pública. O prêmio “Dr. Oswaldo Cruz” foi entregue durante o 2º Fórum Nacional de Gestores Municipais de Saúde, realizado na última semana, em Gramado/RS.

Belmonte concorreu com 5.570 municípios de todo país, onde foram avaliados quesitos como a mortalidade infantil, promoção de campanhas, o Índice de Desenvolvimento Humano, a longevidade e o cumprimento das metas do Plano Municipal de Saúde.

De acordo com o Secretário, Antônio Mallmann, o trabalho de toda equipe da saúde foi merecidamente reconhecido. “Estamos colhendo os frutos que plantamos com a união de todos os profissionais em todos os setores da saúde. A gestão é baseada nas ações, programas e políticas públicas que visam a prevenção, a manutenção e a qualidade de vida dos belmontenses. Esse prêmio é de todos nós”, enfatiza.

Atualmente, a Unidade Básica de Saúde oferece atendimentos com duas médicas da Clínica Geral, uma pelo Programa Mais Médicos, que atendem uma média de 55 pacientes por dia. Duas enfermeiras integram a equipe, uma responsável pela Sala de Vacinas, campanhas preventivas e testes rápidos, e outra profissional que realiza exames preventivos, eletrocardiogramas e curativos aos finais de semana e feriados. Também são agendadas consultas gratuitas por pediatra, ginecologista, psiquiatra, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta e dentista.

Outro destaque da saúde no município é a oferta de todos os exames laboratoriais de forma gratuita e a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos. Além disso, os grupos de hipertensos, diabéticos e pacientes que necessitam de fisioterapia recebem acompanhamento semanal e, no caso de enfermos e acamados, os atendimentos são a domicílio. O respeito com os pacientes e o empenho dos gestores resultou, também, no maior investimento em medicamentos já feito no município, onde foram adquiridos mais de 300 itens da farmácia básica e de uso contínuo, no valor de R$ 305.000,00.

Na última quinta-feira, dia 18, o Prefeito Genésio Bressiani, o Vice Prefeito, Cleomar Pisoni, o Secretário Antônio e o ex-Secretário da Saúde, Vanderlei Peloso, reuniram toda a equipe para divulgar o recebimento do prêmio e agradecer o empenho e a dedicação de todos os profissionais. “A equipe é a qual realiza todas as ideias que vem dos gestores. Por isso, todas as quintas-feiras, os servidores e os Agentes da Saúde se reúnem para debater e analisar as situações encontradas no município, a fim de promover ações que contemplem toda população e melhorem a qualidade de vida”, esclarece Bressiani.