Realizada 6ª Conferência Municipal da Saúde em Belmonte

Na manhã da última quinta-feira, dia 09, a Secretaria da Saúde de Belmonte realizou a 6ª edição da Conferência Municipal da Saúde. O evento é regulamentado pela Resolução 01/2015 do Conselho Municipal da Saúde e pelo Decreto Municipal nº 93/2015. O objetivo é deliberar sobre os eixos centrais e elaborar sugestões municipais para a 7ª Conferência Estadual da Saúde e a 15ª Conferência Nacional da Saúde.

Participaram da conferência o Prefeito Genésio Bressiani, o Vice Prefeito, Cleomar Pisoni, o Presidente da Câmara de Vereadores, Janilso Pisoni, o Secretário Antônio Mallmann, demais secretários municipais, profissionais da saúde e usuários do Sistema Único da Saúde (SUS).

A edição deste ano tem como tema central a saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, um direito do povo brasileiro, o qual prevê debates sobre a qualidade, a superação de desigualdades, a humanização dos serviços e a ampliação do acesso ao serviço público. O debate dos eixos temáticos e a elaboração das sugestões foram coordenados pelo palestrante Ademir José Zimmermann.

Conforme o Secretário, Antônio Mallmann, a eficiência do SUS depende tanto dos Governos Estadual, Federal e Municipal, como dos profissionais da saúde e dos usuários do sistema. “Para que possamos oferecer um sistema de saúde cada vez mais amplo e qualificado, é necessário que todos deem sua contribuição. E são nestas conferências que a população tem a oportunidade de sugerir melhorias, pois as mesmas serão encaminhadas para as conferências Estadual e Nacional”, esclarece Mallmann.