Saúde de Belmonte realiza encontro com pacientes usuários de insulina

Com a crescente demanda de pacientes diabéticos que fazem uso de insulina, os profissionais da secretaria municipal de Saúde de Belmonte estão realizando palestras de educação em saúde. Na última quarta-feira (17), na sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde (UBS), a enfermeira, Solange Tareli, o farmacêutico, Nilmar Piroca e a nutricionista, Cristina Giongo, estiveram reunidos com o grupo de pacientes dependentes de insulina. Esta ação preventiva faz parte da Atenção Básica, por meio dos programas Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). 

De acordo com a enfermeira, Solange Tareli, participaram desta atividade 14 belmontenses usuários de insulina. A enfermeira salienta, que o encontro serviu para repassar informações e esclarecer dúvidas sobre o uso correto da medicação, com explicações relativas à aplicação e armazenamento da insulina, insumos e formas de descarte. A enfermeira explica, que a conservação e armazenamento da insulina é tão importante quanto a sua aplicação, pois influenciam diretamente no tratamento e controle do diabetes. Solange destaca, que o encontro foi bastante importante para que os pacientes pudessem estar melhor informados sobre o uso correto do medicamento.

O farmacêutico do NASF, Nilmar Piroca, salienta que o armazenamento e transporte dos frascos de insulina precisam ser feito com cuidado, tendo em vista que esse medicamento é sensível a temperatura, umidade e luminosidade. Segundo Nilmar, a insulina deve ser armazenada na prateleira central de geladeira, com temperatura entre 2°C e 8°C, e não na parte baixa, alta ou na porta da geladeira. Esclarece ainda, que os frascos de insulina devem ser transportados em bolsas térmicas ou caixas de isopor com gelox, evitando alterações de temperatura. Nilmar afirma, que esses cuidados devem ser tomados para manter a insulina estável e própria para uso.

Conforme a nutricionista, Cristina Giongo, os pacientes dependentes de insulina também devem cuidar da alimentação. A nutricionista salienta, que os cuidados alimentares são fundamentais para manter os níveis de glicose no sangue normais, em virtude de que associados ao uso da medicação garantem uma melhora na qualidade de vida.