Primeiro encontro do Projeto Caminhada Assistida reúne 13 pessoas
A secretaria municipal de Saúde de Belmonte, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizou o primeiro encontro do Projeto Caminhada Assistida. A atividade ocorreu na sexta-feira (4), com a concentração dos participantes na área coberta da praça central e caminhada na calçada podotátil às margens da SC 496, entre os dois acessos à cidade. O projeto está sendo conduzido pela psicóloga, Cassia Paloschi, fisioterapeuta, Samara Felini, e pelo farmacêutico, Nilmar Piroca. 13 pessoas participaram da primeira caminhada do projeto.
De acordo com a fisioterapeuta, Samara Felini, a comunidade belmontense aderiu ao projeto e o resultado obtido no primeiro encontro foi bastante satisfatório. Samara destaca que os participantes foram recebidos na rua coberta, em frente ao Ginásio Comunitário para a assinatura da lista de presença, compartilhamento de informações e esclarecimento de dúvidas. Explica que depois da caminhada na calçada às margens da SC 496, os integrantes retornaram à rua coberta para alongamento e exercícios respiratórios. Conforme Samara, esta ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade da prática regular do exercício físico, visando o combate de doenças relativas ao sedentarismo.
A fisioterapeuta salienta que o projeto prevê encontros semanais, todas as sextas-feiras, às 8h, com a mobilização dos participantes na área coberta da praça central. Segundo Samara, semanalmente, antes do início de cada caminhada a equipe pretende trazer informações sobre diversos temas de educação em saúde. Samara orienta os participantes para vestirem roupas confortáveis, usarem tênis e levarem uma garrafinha de água. O próximo encontro do Projeto Caminhada Assistida acontecerá na sexta-feira, dia 11 de agosto, às 8h, na rua coberta, em frente ao Ginásio da Associação Comunitária de Belmonte.