Saúde de Belmonte passa por avaliação do Ministério da Saúde

Os serviços e ações da secretaria municipal de Saúde foram avaliados pelo Ministério da Saúde. Os avaliadores estiveram em Belmonte na quinta-feira (14), fazendo a coleta de dados relacionados aos programas Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Saúde Bucal. As informações foram remetidas ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), para avaliação da atuação das equipes, a infraestrutura das unidades, equipamentos, medicamentos e a satisfação dos usuários.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Volmir Frozza, esta avaliação faz parte do processo de adesão do município ao PMAQ-AB. Frozza explica que o programa visa incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. Segundo o secretário, em visita ao município, os entrevistadores conversaram com profissionais e usuários, verificaram documentos, estruturas e materiais. O secretário destaca, que quanto melhor for o desempenho, melhor será o incentivo financeiro do PMAQ para melhorar o padrão de qualidade dos serviços da rede pública de saúde, além de reconhecer o trabalho da gestão e dos profissionais da saúde.