Saúde do Homem está recebendo atenção especial durante o mês de novembro
Depois do Outubro Rosa, mês dedicado à saúde da mulher, em novembro as atenções se voltam para a saúde do homem. A secretaria municipal de Saúde de Belmonte instituiu a campanha Novembro Azul para expandir a promoção de ações educativas e preventivas voltadas ao combate do câncer de próstata. O trabalho ocorre com o intuito de identificar precocemente a doença, assegurando uma intervenção rápida para o tratamento e cura do câncer.
A médica, Eliane Albarello, destaca que no Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. Eliane explica que no início o câncer de próstata pode não apresentar sintomas, mas quando está presente é notório pela dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, presença de sangue na urina, diminuição do jato urinário e necessidade de urinar várias vezes durante o dia ou até à noite. Segundo a médica, estes sintomas também ocorrem em doenças benignas da próstata, como: hiperplasia benigna da próstata e prostatite.
A médica salienta, que a adoção de práticas saudáveis, alimentação saudável, realização de atividade física, peso adequado, não ingerir bebidas alcoólicas e não fumar, reduzem o risco de diversas doenças.