População aponta prioridades para a saúde no âmbito municipal, estadual e federal

No final do mês de março, a Prefeitura de Belmonte, por meio da secretaria e do conselho municipal de Saúde, realizou a 6ª Conferência Municipal de Saúde. Os munícipes tiveram a oportunidade de elencar prioridades para a melhoria das ações na área da saúde nas esferas municipal, estadual e nacional. Na atividade em grupos, a população apresentou sugestões relacionadas aos eixos de debate: saúde como direito, consolidação e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

No âmbito municipal, as prioridades se referem à criação de mais momentos de lazer e ocupação, ampliação do número de agendamentos para consultadas eletivas com horários especiais para os pacientes do interior, implementação do serviço de qualificação das agentes comunitários de saúde (ACS), formação de uma comissão de farmácia terapêutica e ampliação do vínculo entre posto de saúde e comunidade.

Na esfera estadual, os apontamentos são para ampliar as especialidades médicas em hospitais regionais para atender a demanda e reduzir o tempo de espera, instituir programas para fortalecer o Conselho Municipal de Saúde e expansão de outras formas de participação social, envolvendo os veículos de comunicação e parceiros no território municipal e revisão da isenção de impostos de multinacionais (empresas de tabaco, agrotóxico, bebidas alcoólicas, entre outros).

Para a esfera federal, os munícipes sugeriram a implementação de condicionalidades para o acesso consciente e responsabilização do usuário pela negligência do uso de serviços em saúde pública, ampliar a cobertura da Atenção Básica em todo território nacional, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) e manifestar repúdio à reforma tributária e a Emenda Constitucional nº. 95/2016, que trata de instituição do Novo Regime Fiscal.

Durante a promoção da 6ª Conferência Municipal de Saúde, para representar o município de Belmonte na conferência estadual, foram eleitos como delegados titulares, representando os usuários, Janaina de Castro e Marli Andolfato, o governo, Antonio Odorczyk, e da saúde, Alessandra Peloso. Os suplentes são Milena Beviláqua, Claudete Peloso, Sandra Fiori e Eliane Albarello. A etapa estadual da conferência está programada para o mês de junho, em local a ser definido.