Prefeito de Belmonte avalia viagem à Capital Federal

Em um contínuo processo de reivindicação pela federalização da Rodovia 163, pela Ponte da Integração e pela vinda da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) ao Extremo Oeste Catarinense, o Prefeito de Belmonte, Genésio Bressiani, acompanhou a comitiva organizada pela Ameosc junto ao Governo Federal, em Brasília.

Os Prefeitos da região reuniram-se com o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e com o Secretário Executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa. No Ministério dos Transportes, as principais reivindicações foram pela federalização da BR 163 entre São Miguel do Oeste e Itapiranga, a construção da Ferrovia da Integração de Dionísio Cerqueira à Itajaí, construção da Ponte Internacional sobre o Rio Peperi Guaçu em Paraíso, reforma da ponte sobre o Rio Uruguai que liga Iraí/RS e Palmitos/SC, a construção de uma ponte para interligar os municípios de Barra do Guarita/RS e Itapiranga/SC e a construção da Rodovia da Fronteira entre Dionísio Cerqueira e Itapiranga.

Conforme Bressiani, o Ministro Paulo Sérgio Passos recebeu todas as solicitações e encaminhou os pedidos para os trâmites legais, sendo que, em breve, uma equipe técnica fará a avaliação in loco das reivindicações.

Já no Ministério da Educação, a Comitiva, juntamente com os movimentos sociais, defendeu a proposta da extensão de um Campus da UFFS em São Miguel do Oeste. “A vinda de uma Universidade Federal Gratuita é o grande sonho da região Extremo Oeste. Por isso, entregamos um documento solicitando prioridade para receber esta extensão da UFFS em São Miguel do Oeste, que dispõe de estrutura adequada para receber a instituição. Os espaços físicos disponíveis para a avaliação e instalação são a Escola Estadual São Miguel, a Escola Estadual Jaldyr Bering Faustino da Silva e a sede do Instituto Federal de Santa Catarina”, esclarece Bressiani.

O Prefeito Genésio, acompanhado do Presidente da Câmara de Vereadores, Nelson Machado, do Engenheiro Ambiental da Diretoria de Recursos Hídricos de São Miguel do Oeste, Mateus Borges Tengaten, e dos técnicos responsáveis pelo recolhimento do lixo, visitaram o empresário responsável pelo Projeto Natureza Limpa de Unaí, em Minas Gerais, que desenvolveu um projeto para o destino correto dos resíduos sólidos. “Trata-se de um sistema de carbonificação do lixo orgânico, transformando-o em carvão e, posteriormente, em energia para fornecer às indústrias para o processamento e industrialização dos produtos. Fomos buscar novos conhecimentos para o destino destes resíduos que hoje são os principais contaminadores do lençol freático. Quem sabe, em um futuro próximo, aplicamos a técnica em nosso município e região”, destaca.