Ação especial da campanha Outubro Rosa acontecerá neste sábado em Belmonte

A saúde da mulher está recebendo atenção redobrada neste mês de outubro. A secretaria municipal de Saúde de Belmonte, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) está realizando a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo prevenir o câncer de mama e do colo do útero. Neste sábado, dia 21 de outubro, terá atendimento especial na Unidade Básica de Saúde (UBS) para coleta do preventivo, das 8h às 15h, sem fechar ao meio dia. Será obrigatória a apresentação do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A enfermeira, Solange Tareli, destaca que no sábado profissionais da saúde farão a coleta do material citopatológico, avaliação das mamas e darão orientações sobre a saúde da mulher. Conforme Solange, o Ministério da Saúde recomenda que o exame seja feito em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos de idade, porém, independente da idade, todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual também podem comparecer a unidade de saúde para fazer a coleta. A enfermeira alerta que o exame deve ser realizado uma vez por ano, possibilitando detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico do câncer de colo do útero e da infecção pelo HPV de maneira precoce.

Esta será a terceira ação específica de prevenção do câncer de mama e do colo do útero promovida pela secretaria municipal de Saúde de Belmonte. Outras duas já aconteceram nos meses de março e julho, portanto, as mulheres que ainda não realizaram o exame neste ano devem aproveitar esta oportunidade, com atendimento em horário especial na Unidade Básica de Saúde municipal.