NASF de Belmonte oferece atividades em grupo à população

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), vinculado à secretaria municipal de Saúde de Belmonte, têm suas equipes formadas por diferentes profissionais, que atuam de maneira conjunta, apoiando os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF). Desta forma, ser um núcleo de apoio consiste em ser uma equipe especializada que dá suporte a equipe do ESF, aumentando a resolutividade e a qualidade da atenção básica. Em Belmonte, o NASF é constituído por uma psicóloga com carga horária de 20h semanais e uma fisioterapeuta que trabalha 30h semanais.

Na estrutura da atenção básica, o profissional do NASF não é porta de entrada para os usuários, visto que nenhum paciente chega até os profissionais do Núcleo, sem encaminhamento ou pactuação com o ESF. O NASF não desempenha atendimento clínico especializado em consultas, e o atendimento individualizado não é prioridade. Sendo assim, o NASF constitui-se em retaguarda especializada as equipes ESF, desenvolvendo trabalho compartilhado e colaborativo em pelo menos duas dimensões: clínico-assistencial e técnico-pedagógica. A primeira incide sobre a ação clínica direta com os usuários, por meio de orientações, consultas compartilhadas, visitas domiciliares, prescrição de cartilhas educativas e a segunda produz ação de apoio educativo com e para as equipes que está vinculada, bem como apoio a gestão.

De acordo com a fisioterapeuta do NASF, Samara Felini, neste ano os grupos desenvolvidos pelo NASF estarão seguindo os critérios previstos na metodologia de trabalho do Núcleo, através do encaminhamento por meio de uma demanda identificada pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família, com início, meio e fim, para que o usuário aprenda ter autonomia e autocuidado. A fisioterapeuta destaca que o principal objetivo não é reunir os pacientes para uma “fisioterapia coletiva”, mas sim, em um grupo de educação em saúde, onde os usuários possam aprender exercícios de cuidado diário com a postura e movimento. Samara lembra ainda que Atenção Básica significa ofertar o básico e necessário para que o usuário aprenda a se cuidar, o tratamento contínuo não é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A fisioterapeuta salienta que neste primeiro semestre do ano, o NASF desenvolve ações por intermédio de pactuação com a ESF, por meio do Grupo de Tabagismo, voltado para quem decide deixar de fumar, além do Grupo Bem Viver, projeto criado para incentivar a prática de exercícios diários e cuidado com a postura, participando de projetos parceiros como: Grupo Medida Certa para reeducação alimentar. Samara ressalta, que neste ano todos os usuários dos grupos estarão recebendo atendimento com práticas Integrativas e Complementares, através da Medicina Tradicional Chinesa, conquistadas pelo município a partir deste ano, com aprovação do Conselho Municipal de Saúde e reformulação do Plano Municipal de Saúde, que entrou em vigor neste ano.