Campanha de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a Mulher

Pessoas idosas e mulheres belmontenses participaram do evento de esclarecimento e conscientização sobre o Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa e a Mulher. A campanha ocorreu na segunda-feira (18), no Centro Social, em alusão ao Dia 15 de Junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A atividade foi uma iniciativa da Administração Municipal, por meio das secretarias de Assistência Social e Saúde, Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Durante a programação, a secretaria municipal de Saúde fez a aferição da pressão, divulgação dos programas e campanhas. O CRAS também apresentou suas atividades. O tema central da campanha foi abordado pelo delegado da Polícia Civil de Descanso, Cleverson Muller, pelo comandante da Polícia Militar de Descanso, Ilionei Manfroi, e pela assistente social do município, Claudia Teixeira. Para contribuir com a campanha, Belmonte recebeu o “Ônibus Lilás” do Pacto Nacional de Enfrentamento a Violência contra a Mulher, programa criado pelo Governo Federal em parceria com a secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, e a delegacia móvel da Polícia Civil.

A assistente social do município, Claudia Teixeira, destaca que o objetivo foi reforçar a necessidade da sociedade se envolver no combate da violência contra a pessoa idosa e a mulher. Conforme a assistente social, os palestrantes fizeram a apresentação de informações e esclareceram dúvidas relativas as principais causas de violência doméstica, atitudes que podem evitar à violência, artigos relevantes do Estatuto do Idoso, crimes de estelionato e como proceder para denunciar. A assistente social salienta que os casos de violência devem ser denunciados diretamente à polícia ou pelo 180, para que o fato possa ser apurado. Claudia enfatiza que são diversas as formas de violência, entre as quais é possível destacar a física, negligência/abandono, sexual, econômico-financeira e patrimonial, autoagressão, autonegligência e psicológica.