Uso Racional de Medicamentos foi tema de palestra em Belmonte

A Campanha Nacional do Uso Racional de Medicamentos esteve em evidência no município de Belmonte. Nesta quarta-feira (10), a secretaria municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), promoveu uma importante palestra sobre o tema, ministrada pelo farmacêutico, Nilmar Piroca, que fez diversas explanações para orientar a população e esclarecer que o uso inadequado dos medicamentos pode trazer riscos à saúde. A atividade foi realizada no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Belmonte.

Conforme o farmacêutico, Nilmar Piroca, a campanha é preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em vista de que milhares de pessoas morrem por ano no Brasil vítimas de intoxicação, sendo que cerca de 30% dos casos são decorrentes dos medicamentos. Nilmar explica que o Uso Racional de Medicamentos significa tomar os remédios apenas quando necessário, de forma consciente e seguindo a prescrição médica e farmacêutica, evitando o consumo descontrolado. Destaca que o medicamento tem a função de curar, mas se tomado de forma errada, pode levar o paciente a óbito. Alerta ainda, que ao tomar o fármaco é preciso observar se o remédio é o correto, a dose certa e o período recomendado.

INFORMAÇÕES SOBRE OS MEDICAMENTOS:

Armazenamento: A maioria dos medicamentos são sensíveis à luz. Portanto, conserve-os sempre em sua embalagem original, que foi extensivamente testada para proteção do produto. O local de armazenamento deve ser bem ventilado, sem umidade e sem iluminação solar direta. A temperatura deve estar sempre entre 15ºC e 30ºC para medicamentos de temperatura ambiente e entre 2ºC e 8ºC para medicamentos resfriados, como a insulina.

Descarte: Os medicamentos contêm substâncias químicas que acabam contaminando as águas dos rios e o meio ambiente se jogados no lixo comum. Portanto, procure o posto de saúde para o correto descarte de medicamentos vencidos ou que não serão mais utilizados. O descarte correto de medicamentos também salva vida.